"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)

23/11/2010

Pós-graduação em Arteterapia e em Arteterapia Aplicada - UNIP


"A natureza nos servirá de guia, e a função do terapeuta será
muito mais desenvolver os germes criativos existentes
dentro do paciente do que propriamente tratá-lo."
(C. G. Jung)


Para fazer a inscrição na Pós em Arteterapia (1 ano) ou em Arteterapia Aplicada (2 anos), que deverá ser feita on line, é só acessar o link:
Arteterapia:
http://www.posunip.com.br/interno/curso_detalhe.php?curso=96101&modalidade=Presencial&estado=SP&cidade=SAO+PAULO
Arteterapia Aplicada: http://www.posunip.com.br/interno/curso_detalhe.php?curso=10085&modalidade=Presencial&estado=SP&cidade=SAO+PAULO
Veja mais onformações e os programas dessas 2 Pós em:
http://patriciapinna.blogspot.com.br/p/pos-grad-arteterapia.html
.
Coordenar a Pós em Arteterapia e em Arteterapia Aplicada na UNIP tem sido um grande prazer, e dar aulas lá é sempre uma grande alegria!Acompanhar o passo a passo da formação de futuros arteterapeutas é um processo de aprendizado contínuo sobre as preciosidades com que o nosso inconsciente nos brinda quando nos abrimos ao diálogo respeitoso e amoroso com a sabedoria de nossa psique...


"Ensinem às suas crianças o que ensinamos às nossas: que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos. Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo"


“A gestação de uma obra é como a interação com uma pessoa que desejamos conhecer. Iniciamos um diálogo com nossa criação ainda por nascer. Podemos fazer-lhe perguntas, e ela nos dará respostas inteligíveis.
Como no amor, o compromisso com o ato criativo é o compromisso com o desconhecido - não apenas o desconhecido, mas o incognoscível. Esse desejo é mais do que alegria ou prazer, é o contato com o desconhecido. O Desejo faz a obra crescer fora de nós para poder se ver. Ultrapassamos os limites conhecidos do nosso ser para incorporar o Outro, para tocar, sentir, remoldar, rejuvenescer, criar uma vida nova...” (S. Nachmanovitch)



"Trazer nossa psicomitologia pessoal à tona é o processo de lembrar e recordar a sabedoria e o amor que nos são inerentes e naturais, por meio de nossos sonhos acordados ou mito. Através das imagens ... a psique fará refletir de volta a orientação ou o trabalho de cura de que necessitamos."
(A. Arrien)



“À medida que a consciência vai se estruturando e se expandindo, não ocorre um distanciamento de sua fonte, o inconsciente. Como é a partir dele e da relação incessante com ele que ela se constitui, estabelece e expande, necessita ela sempre a ele retornar, para se realimentar, para não perder sua conexão vital”
(Laura V. de Freitas)
.
"Um habitante do Cairo sonha que uma voz lhe diz, em sonhos, para ir à cidade de Isfajã, na Pérsia, onde encontrará um tesouro. Ele enfrenta a longa e perigosa viagem até Isfajã, onde chega esgotado e se deita no pátio de uma mesquita, para descansar. Não sabe que está no meio de ladrões. Mais tarde, são todos presos. O egípcio lhe conta sua história. O cádi tem um ataque de riso e responde: “Homem ingênuo e sem juízo, por três vezes sonhei com uma casa no Cairo; ao fundo há um jardim e, no jardim, um relógio de sol, além de uma fonte e uma figueira; sob a fonte há um tesouro escondido; jamais acreditei nessa mentira;. Não apareça mais em Isfajã. Tome esta moeda e vá embora”. O outro voltou ao Cairo. Tinha reconhecido sua própria casa, no sonho do cádi. Ao chegar, estava embaixo da fonte e encontra o tesouro." (Jorge Luis Borges)















Se quiser mais informações, me escreva: pat.pinna@uol.com.br 

5 comentários:

betty mello disse...

Amei ! Continuamos aguardando uma resposta sobre a possibilidae de termos o curso durante a semana ( manhã ou noite ). Esperamos -ansiosas -por uma resposta sua ( inclusive já lhe enviei 1 e-mail) .
Adorei as fotos !!! O curso deve ser fantático !!! Bjs, Betty e Carla

walkiriacrivelli disse...

Arteterapia tem sido um divisor de águas em minha vida!!!...Descobri-me uma pessoa rica e cheia de recursos. Desvendei talentos adormecidos em minha velha alma...rsrsrsr..ainda mais esse espetáculo que chama Patrícia que é puro amor e sabedoria!!!.....quero dizer:- AMO MUITO TUUUDO IIISSSOOOOOO....bjs...gratidão e amor Walkiria

Ana Passaro disse...

Que surpresa boa e que presente te encontrar como membro da minha sementinha....E eu não poderia deixar de demonstrar meu carinho e admiração pelo seu trabalho. Estou neste momento olhando para o "Olho de Deus" que aprendi a fazer lendo o seu livro. Obrigada!!! Grande beijo e muita paz.
Ana Passaro

Ana Passaro disse...

Bom...como ainda não sou expert no uso do blog...acho que fiz alguma bagunça na hora de me identificar...rsrsrs
Arteterapia.com

MARIZILDA LOPES disse...

OUSO DIZER QUE NASCI ARTETERAPEUTA...
DESDE MENINA SINTO QUE O MAIOR BEM QUE CADA UM DE NÓS PODE OFERTAR A HUMANIDADE É COMPARTILHAR NOSSOS SABERES E TOCAR O CORAÇÃO DO OUTRO PORQUE ASSIM A MÃE NATUREZA TORNA A VIDA UM JARDIM FLORIDO.
QUANDO DESCOBRI PATRICIA E A PÓS GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA, ENCANTEI-ME POIS VI A POSSIBILIDADE DE SOLIDIFICAR O QUE SEMPRE ACREDITEI - FAZER DA VIDA UM ENCANTAMENTO ATRAVÉS DA ARTE, DA BELEZA E DO DESPERTAR DA CONSCIENCIA. É ISSO QUE ENCONTRO NESTE CURSO QUE ME RENOVA A CADA MOMENTO.

PARICIA MUITO GRATA POR TUDO QUANTO TEM ME ENSINADO, VOCE TOCA CORAÇÕES É UMA DESPERTADORA DE CONSICÊNCIAS, É NISSO QUE ACREDITO...

ADOREI SEU BLOG, SE ME PERMITIR FAREI UM LINK DO MEU BLOG DIRETO AO SEU.
BJS
MARIZILDA LOPES