"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)

29/12/2010

Workshop de colagem na Pós em Arteterapia com Silvio Alvarez



Silvio nos deu a honra de, assim como o fez ano passado, compartilhar com os alunos da Pós em Arteterapia e Arteterapia Aplicada da UNIP (em 19/12) a sua belíssima arte (trabalhamos com mandalas, eu falei sobre o uso de mandalas em Arteterapia, e as diferentes técnicas de confecção de mandalas, e ele falou sobre a colagem e depois orientou os alunos sobre como fazer mandalas a partir da sua técnica de colagem). As suas obras e os projetos de que tem participado e coordenado podem ser vistos em seu site: http://www.silvioalvarez.com.br/

Eu conheci o Silvio pelo Orkut: uma amiga sua viu no meu álbum de fotos a colagem que eu fiz em meu piano (veja na foto à direitaa). Eu fiz essa colagem em 1998, após voltar de um workshop em Oaxaca - México, inspirando-me nas paisagens mexicanas e no tema da minha tese de doutorado, que eu estava escrevendo na época (os 4 elementos na Arteterapia e as bases da Arteterapia junguiana).
A amiga do Silvio provavelmente achou que eu trabalhava com colagens de uma forma muito parecida com a dele - uma espécie de pintura onde a tinta são os recortes de papel - e depois que ele viu o meu piano no meu álbum no Orkut, entrou em contato comigo e desde lá sempre trocamos figurinhas sobre colagem e Arteterapia...

A colagem é um recurso muito utilizado por mim nao só com os pacientes, mas também é um recurso que eu gosto muito de usar em meus trabalhos pessoais: já dei certa vez de presente para uma amiga um banquinho decupado com colagem (veja detalhe na foto ao lado), como o banco (abaixo) que eu tenho em casa, que estava detonado e assim eu o recuperei!
Também gosto de fazer painéis de colagem, como o que usei na capa do meu quarto livro, ou trabalhar em técnica mista com colagem e pintura.






















Mas a minha técnica é um pouco diferente da do Silvio, eu recorto com as mãos e ele com a tesoura, eu vou colando e criando ao mesmo tempo, e ele tem toda uma técnica para construir a figura e o fundo, e muitas vezes a moldura também, a partir de um projeto do qual ele já tem uma idéia (o meu processo parece ser mais intuitivo do que o dele, pois eu nunca penso antes como será o meu trabalho, ele vai nascendo das minhas mãos...).
Silvio já fez várias exposições de seu trabalho, sendo um artista reconhecido e comentado em mídia inclusive fora do Brasil, e tem participado de muitos projetos interessantes e importantes com colagem na comunidade e em diversas instituições e empresas, como vocês podem ver no site dele, no link: http://www.silvioalvarez.com.br/site/projetos
E no seu blog: http://silvioalvarez.blogspot.com/
Obrigada querido amigo Silvio, por compartilhar conosco sua linda arte!!!

(Abaixo 2 mandalas feitas pelos alunos da Pós)





















E essa (a do beija-flor) foi a mandala que eu fiz!

Um comentário:

Natalícia Alfradique disse...

Você tem e faz um trabalho brilhante!
Natalicia