"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)

15/03/2011

Aula inaugural na Pós em Arteterapia e Arteterapia Aplicada da UNIP - sejam bem-vindos!

Nesse sábado haverá uma aula inaugural na UNIP, recepcionando os novos alunos na Pós em Arteterapia e em Arteterapia Aplicada, será uma aula prá lá de especial, estão todos convidados, e se conhecerem alguém interessado na Pós, podem vir convidados também!!!
-
AULA INAUGURAL:
PÓS EM ARTETERAPIA
POS EM ARTETERAPIA APLICADA
horário: 8:30 às 17:30hs
Local: UNIP - Campus Paraíso (Rua Vergueiro)
Sala: 1309 (auditório) 13o andar
-
Pela manhã, haverá uma apresentação geral sobre temas importantes da Arteterapia, com a participação dos professores: eu, Lídia, Oneide e Guilherme, que falará sobre a questão do corpo em Arteterapia. À tarde a queridíssima professora Lídia (na foto abaixo de blusa amarela) apresentará a sua pesquisa de mestrado realizada com professores, enfocando as contribuições da Arteterapia para o aprendizado integral e os diferentes estilos de aprendizagem, a partir do conto: Eros e Psiqué.

.
Elainy, ex-aluna da Pós em Arteterapia da UNIP, nos contará sobre o seu trabalho com adolescentes, e como conseguiu viabilizar um sonho que a fez vir de Mato Grosso para fazer a Pós na UNIP e que agora já está dando lindos frutos através do seu projeto Ser Âmica, que como ela coloca:

.
"O nome do projeto sintetiza exatamente isso: “SerÂmica”. Através da Cerâmica, cada adolescente poderá remodelar-se como um novo “Ser”. O meu objetivo principal é o comprometimento de transformar Arte em Responsabilidade Social, visando o desenvolvimento cultural dos adolescentes e da comunidade." Vejam mais sobre esse lindo trabalho de Elainy no blog: http://seramica.blogspot.com/


-

-
E ainda tem mais!!! Eliana, que está se formando agora, vai apresentar o seu trabalho em Arteterapia, como parte de seu estágio no curso, com um paciente do Japão (ela fez os seus atendimentos via internet!), mostrando os trabalhos que realizou com ele e sobre como esse trabalho acabou ajudando-o a enfrentar o terrível terremoto que atingiu o Japão (ele falou com ela e com a Prof Oneide, que estava supervisionando esse trabalho, pelo telefone nesse sábado, dando o seu depoimento, é emocionante!!!). Outra ex-aluna, Rita, também apresentará a sua interessante pesquisa sobre o seu trabalho em Arteterapia com portadores de esclerose múltipla, com excelentes resultados!
-
Ah! E tem uma tarefinha para fazer em casa: precisamos que vocês levem já recortado o contorno de ambas as mãos em papel da cor que escolherem (pode ser cartolina ou outro) para a atividade que faremos de integração de todos... Como vocês puderam ver, essa aula será imperdível, portanto, esperamos por todos lá, sejam muito bem-vindos!!! Até lá!

-

“Por trás do impulso criativo existe um nível mais profundo de compromisso, um estado de comunhão com um todo que está além de nós. Quando esse elemento de união é injetado em nossas formas de expressão, atingimos algo que ultrapassa a mera criatividade, o simples propósito ou a mera dedicação; atingimos um estado em que agimos por força do amor. O amor está relacionado à perpetuação da vida, e portanto irrevogavelmente ligado a nossos valores mais profundos.” (NACHMANOVITCH)

2 comentários:

polly morais disse...

fiquei muito triste quando eu soube que tinha fechado turma aos sabados na unip. eu já iniciei meu curso na FPA também estou gostando muito , mas a energia maravilhosas que vem de vocês, lá não tem não!!! grande beijo sucesso.

polly morais disse...

deixa eu me corrigir, só fiquei triste porque eu gostaria de está na turma com vocês!!! rsrs