"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)

20/03/2013

Esclarecendo e informando... JUNG na Pós em Arteterapia e em Mitologia Criativa

 
Tanto na Pós em Arteterapia e em Arteterapia Aplicada quanto na Pós em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica que eu criei e coordeno na UNIP, os alunos têm a oportunidade de aprender e aprofundar conceitos centrais e importantíssimos da teoria Junguiana, que eu listo abaixo para conhecimento dos  interessados numa formação consistente na teoria junguiana, abordando esses conceitos de forma acessível e associando à teoria junguiana recursos vivenciais e expressivos como recursos que complementam a aprendizagem e que podem ser utilizados tanto no campo terapêutico quanto no pedagógico, os quais eram amplamente utilizados por Jung em sua prática clínica e em seu processo pessoal de desenvolvimento psicológico – nesse sentido, se poderia dizer que Jung foi um precursor da Arteterapia, pois ele deixou em sua teoria as bases para se fundamentar a utilização de recursos vivenciais e expressivos, bem como a utilização de mitos e contos na prática clínica, institucional e na educação... Lembrando que Jung disse: “A natureza nos servirá de guia, e a tarefa do terapeuta será muito mais a de desenvolver os germes criativos do próprio paciente do que propriamente tratá-lo”
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Pós em Arteterapia e em Arteterapia Aplicada:
conceitos abordados da teoria junguiana, vistos em diferentes disciplinas do curso
- Estrutura e dinâmica psíquica: símbolos e arquétipos: Grande Mãe, Grande Pai, Persona e Sombra, Anima e Animus, Self.
- Ciclos de desenvolvimento: infância, adolescência, fase adulta e metanóia, velhoce. Individuação. Paternagem e Maternagem nas relações familiares e sociais.
- As 4 funções da consciência (principal, auxiliares e inferior), a questão dos Tipos Psicológicos, e suas aplicações no campo terapêutico, pedagógico e preventivo.
- O processo de individuação, a questão da vocação e o desenvolvimento de potenciais inatos.
- Psicopatologia Simbólica.
- Imaginário, Sonhos e a dimensão simbólica dos contos de fadas e dos mitos de diferentes origens: mitologia grega, africana, indígena, entre outras, e sua aplicabilidade no ensino e na prática clínica (psicoterapia). Mitologia Criativa.
- Alquimia e processos psíquicos.
- Sincronicidade.
- Criatividade, elaboração simbólica e desenvolvimento da personalidade.
- Recursos expressivos e suas aplicações na clínica, no trabalho com grupos e instituições, na educação. Recursos dramáticos e corporais. Mandalas. A indicação terapêutica do trabalho com as diferentes linguagens artísticas: modelagem, pintura, escultura, histórias, etc. A Função Transcendente.
- Jung na educação.
- Leitura simbólica de filmes e outras produções artísticas.
Pós em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica:
conceitos abordados da teoria junguiana, vistos em diferentes disciplinas do curso
- Ciclos de desenvolvimento psíquico: matriarcal, patriarcal, alteridade (adolescência e maturidade), cósmico (velhice). O processo de individuação. A jornada heroica no desenvolvimento da personalidade.
- Mito, rito e arquétipo. Dimensão simbólica.
- Inconsciente coletivo. Sonhos e individuação. Sincronicidade.
- Interpretação simbólica dos contos de fadas: o método junguiano da amplificação simbólica. A interpretação dos contos de fadas. Imagens arquetípicas. Principais personagens e seu simbolismo.
- O Feminino nos contos de fadas.
- Imagens arquetípicas e mitologemas.
- Mitologia comparada. Universalidade dos motivos mitológicos.
- O mito no mundo moderno: padrões míticos no cinema, nas artes plásticas e na literatura.
- Os contos e o processo de ensino-aprendizagem.
- Pedagogia simbólica.
- Conhecimento, autoconhecimento e individuação.
- As quatro funções da consciência e os diferentes estilos de aprendizagem.
- Introversão e extroversão. As quatro funções da consciência.. Tipologia junguiana e mitos correspondentes.
- O corpo e a palavra. Escrita criativa.
- Memória, música e poesia. Teatro, sonho e narrativa.
- Mitos de Criação e a formação e estruturação da consciência. Ego e arquétipo. Polaridades. Elaboração simbólica.
- Imagem arquetípica e dimensão simbólica das diferentes mitologias:
- Mitologia celta e nórdica
- Mitologia grega
- Mitologia egípcia
- Mitologia Africana
- Mitologia Indígena
- Mitologia indiana. Casais mitológicos
- Mitologia Sumeriana e hebraica
- Mitologia oriental: japonesa e chinesa
- Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Arteterapia.
Para se inscrever na Pós em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica, entre no link:
http://www.posgraduacaobr.com.br/interno/curso_detalhe.php?curso=10369&modalidade=Presencial&estado=SP&cidade=SAO+PAULO
Sejam bem-vindos na Pós!
Inscrições abertas até 23/3 para quem quiser ingressar no primeiro módulo de 2013
Coordenação:
Patrícia Pinna BernardoPsicóloga/ Arteterapeuta
Pós-dra em Mitologia Criativa e Arteterapia (USP)
Coord. da Pós-Graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada
e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da UNIP

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