"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)

Pós-grad. Arteterapia

Pós-graduação em Arteterapia Aplicada - UNIP 
São Paulo (campus Paraíso) e Brasília  (DF)

Eu coordeno a Pós-graduação em Arteterapia Aplicada da UNIP, em São Paulo as aulas são em todo terceiro sábado (8:30 às 18hs) e domingo (8:30 às 17hs) do mês, e em Brasília as aulas também acontecem em um final de semana por mês, na quinta e sexta (18 às 22:30hs) e sábado (9 às 18hs), com a duração de 2 anos). Essas Pós-graduações estão de acordo com as exigências para ser concedido certificado de especialista em Arteterapia (MEC) e de arteterapeuta (AATESP/UBAAT)


Podem cursar a Pós todos os profissionais graduados em curso superior, e as inscrições para a seleção são feitas on-line. Me escreva pat.pinna@uol.com.br  se você quiser outras informações sobre a Pós.

Como se inscrever:
Para fazer a inscrição na Pós em Arteterapia Aplicada em Sao Paulo e em Brasília é só acessar o link:
http://www.posunip.com.br/curso-detalhe/buscar-curso--arteterapia-aplicada-a-saude-artes-educacao-e-organizacoes/10085

.
PROGRAMA:
.
PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ARTETERAPIA APLICADA:
saúde, artes, educação e organizações

- Fundamentos da Psicologia Junguiana: Arquétipos e Símbolos
- Psicopatologia Simbólica
- Fundamentos da Psicologia Junguiana: Estrutura e Dinâmica Psíquica
- Fundamentos da Psicologia Junguiana: Ciclos de Desenvolvimento
- Fundamentos da Arteterapia e suas Aplicações
- Recursos e Técnicas Expressivas e suas indicações
- Mitos e Contos de Fadas em Arteterapia
- A Pesquisa em Arteterapia
- Supervisão de Atendimentos em Arteterapia: projetos
- Arteterapia Aplicada á Saúde
- Arteterapia Aplicada á Educação e Arte-educação
- Supervisão de Atendimentos em Arteterapia: aplicações
- Arteterapia Aplicada ás Organizações e Instituições
- Fundamentos da Arte e Desenvolvimento da Criatividade
- Arteterapia e Psicopedagogia: Aproximações
- Metodologia Científica: elaboração de projetos
- Teatro, Dança e Música
- Metodologia Científica: elaboração de textos científicos
- Prática
 
Carga horária total: 520 horas
Duração: 24 meses  - aulas ministradas mensalmente.

Leia e assista vídeos sobre a Pós e sobre entrevistas que dei sobre Arteterapia nos links do meu blog:
http://patriciapinna.blogspot.com/2011/08/entrevista-que-dei-sobre-criatividade.html nesse link você assiste a uma entrevista que eu dei sobre Criatividade
http://patriciapinna.blogspot.com/2010/11/minha-entrevista-sobre-arteterapia-no.html  nesse link você assiste a uma entrevista que eu dei sobre Arteterapia
http://patriciapinna.blogspot.com/2009/07/pos-graduacao-em-arteterapia-unip.html  trabalhos feitos pelos alunos da Pós em Arteterapias e comentários
http://patriciapinna.blogspot.com/2011/06/musica-feita-pelos-alunos-da-pos-em.html  vídeo com uma linda música composta pelos alunos da Pós e cantada por uma aluna


Coordenadora e professora:
Profa Dra Patrícia Pinna Bernardo
Titulação: Doutora e Pós-doutora
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4661651007645294
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1982), graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Educação (sobre o tema: Arteterapia e Mitologia Criativa) pela Universidade de São Paulo. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995, tendo lecionado várias disciplinas em: Psicologia (UNIP), Pedagogia (São Camilo), Artes Plásticas (FAAP), Musicoterapia (FPA), Arte-educação (FPA, UNISAL), Arteterapia (UNIP, FPA). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais, e coordenadora de Workshops e cursos de Arteterapia. Psicóloga junguiana e arteterapeuta, atuando desde 1983 com todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e em diferentes campos (saúde, artes, educação e instituções). Arteterapeuta credenciada pela Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo - AATESP: 056/0905.
Corpo docente:
José Marcio da Silva Costa
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8168513837742603
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (2004), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e formações complementares em Teatro, Dança e Artes Visuais. Tem atuado como professor em cursos de especialização nas áreas de Artes, Arteterapia e Psicopedagogia. É fundador do núcleo de pesquisa e criação em artes e educação Os Coletores de Sonhos, que desde 2007 vem realizando atividades em parceria com o Coletivo Teatral y Centro Cultural La Mandrágora, localizado na cidade de Viña del Mar, Chile. Professor universitário (graduação e Pós).

Lídia Lacava
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6329692667994538
Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1996), em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae (2005) e em Arte Reabilitação (AACD/SP).  . Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Atuação como Psicopedagoga e Arteterapeuta no Centro de Referência da Infância e da Adolescência - CRIA - Departamento de Psiquiatria do Hospital São Paulo - Unifesp (2003-2005). Atuação Clínica em consultório particular desde 1996 com crianças, adolescentes e adultos, agregando ao trabalho a orientação familiar. Professora em cursos de Pós-graduação em Psicopedagogia e Arteterapia. Orienta grupos de estudo e supervisão nos seguintes temas: psicopedagogia, dificuldades de aprendizagem, educação especial, transtornos neuropsiquiátricos na infância e adolescência; oficinas de criatividade e Arteterapia.

Oneide Regina Depret
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5026584993625073
Graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia - USP (1983) e Especialização em Arteterapia pela UNIP (2005). Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP). Professora Universitária em cursos de especialização em Arte-Educação e Arteterapia. Atualmente trabalha em clínica particular, onde atende adolescentes e adultos em psicoterapia individual e grupos vivenciais em Arteterapia, integrando a utilização de mitos com recursos expressivos na busca de autoconhecimento e equilíbrio, nos contextos preventivo e terapêutico. Exerceu o cargo de coordenadora técnica de Casas-Abrigo da Secretaria da Criança, Família e Bem Estar Social por sete anos, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco social e vitimização, orientando famílias e supervisionando educadores e outros profissionais. Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais.


Ricardo Alexandre Ribeiro Rodrigues
Titulação: Mestre
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7311148565299674
Graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Mestre em Artes (Área de Concentração Artes Cênicas) pelo Instituto de Artes da UNESP, com a pesquisa "Busca de princípios para uma atuação a partir de estudos sobre os griots africanos e os jograis medievais europeus". Fez cursos de música (canto e violão), narração de histórias e participou de formações com Augusto Boal, Jan Ferslev (Odin Teatret), Robert Seven Crows (Canadá), Hassane Kouyaté (Burkina Faso) e Mahomed Bamba (Costa do Marfim - UFBA). Como ator, participou de diversos espetáculos teatrais no Brasil, Portugal, França e Chile, com destaque para o Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura, organizado pelo Coletivo Teatral y Centro Cultural La Mandrágora (Viña del Mar, Chile) - encontro do qual participa desde 2007 com apresentações artísticas, oficinas e exposição de temas nos fóruns. Trabalhou como professor de teatro em escolas e ONG s; na formação de educadores em diversos projetos do Núcleo de Trabalhos Comunitários, da PUC-SP; como assessor cultural do Projeto Bibliotecas Comunitárias, da Fundação Fé e Alegria do Brasil; e como ator-formador do Projeto Teatro nas Prisões, da FUNAP (SP). Co-fundador do Núcleo de Criação em Artes e Educação "Os Coletores de Sonhos", vem pesquisando há alguns anos a integração entre teatro, música e literatura, ministrando cursos e oficinas, e atuando em criações cênicas individuais e coletivas em espaços como escolas, universidades, ONG s, bibliotecas, centros culturais, pontos de cultura, praças, parques, encontros e festivais, para públicos de diferentes idades e áreas de atuação.
 
 
Tânia Cristina Freire
Titulação: Mestre
Mestre em distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), bolsista pela CAPES/PROSUP, graduada em Arte Educação pela Fundação Armando Álvares Penteado (1998). Especialista em Arteterapia (FPA, 2002) e especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico em Neuropsicologia. Possui aprimoramento em Arte-Reabilitação pela Associação de Assistência a criança deficiente (2003). É arteterapeuta desde 2005 no setor de Arte Reabilitação da AACD, trabalhando com adultos e crianças com deficiências físicas e cognitivas. É responsável pela orientação dos trabalhos científicos do setor desde 2011. Desde 2010 atua como Arte Educadora da União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social (Unibes), trabalho desenvolvido com idosos. Membro da Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (AATESP) registro 053/0305. Tem como principais áreas de atuação: Arteterapia, Reabilitação e Distúrbios do Desenvolvimento.
Tânia Pessoa de Lima
Titulação: Doutora
Doutora em Ciências da Religião na PUC/SP. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Especialista em Psicologia Junguiana e em Cinesiologia: Integração Físio Psíquica pelo Instituto Sedes Sapientiae.
Desde 2004 trabalho como psicóloga no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, no Laboratório de Estudos da Personalidade (LEP). Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia analítica de C. G. Jung, antropologia educacional, imaginário e psicologia junguiana em contextos variados.



.