"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



Currículo resumido



Eu sou Psicóloga formada pela USP em 1982, e Arte-educadora formada pela FAAP em 1981. Sou arteterapeuta credenciada pela AATESP, atuando desde 1983 em consultório próprio, escolas e instituições, fundamentando o meu trabalho nas pesquisas de mestrado feito na Psicologia Clínica da PUC-SP, com tese defendida em 1994, doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na USP, com tese defendida em 2001, e Pós-doutorado em Mitologia Criativa e Arteterapia na FEUSP, em 2005.
Eu atuei como Psicóloga da Saúde concursada pela Prefeitura de São Paulo de 1990 a 1997, sendo de 1990 a 1992 em UBSs, onde montei o serviço de Psicologia em Santo Amaro, e em Pirituba, e de 1992 a 1997 em Centros de Convivência e Cooperativa, onde atuei em equipes multiprofissionais, coordenando Oficinas de Criatividade com crianças, adolescentes e adultos.
Após a defesa do mestrado, desde 1995 eu comecei a dar aulas em diversas disciplinas em faculdades e pós-graduações, como na Faculdade de Musicoterapia da FPA, na Artes Plásticas da FAAP, na Pedagogia da São Camilo, e na Psicologia da UNIP, onde atuei como professora e supervisora de Atendimento Psicológico em Instituição (psicodiagnóstico interventivo), Atendimento a Crianças, Atendimento a Adultos, e de Oficinas de Criatividade (realizadas com a minha orientação e supervisão em brinquedotecas, asilos, ongs e casas abrigo). Desde 2003 coordeno Pós-graduações em Arteterapia (2003 na FPA, de 2004 a 2021 em parceria com a UNIP e a partir de 2023 em parceria com Nazaré-Uniluz). Em 2012 eu criei e coordenei as Pós em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica* (2012 a 2021 em parceria com a  UNIP), e em Mitodrama e Teatro Arquetípico - Arteterapia em Cena (2019 a 2021 em parceria com a UNIP). 

Atualmente eu atuo como psicoterapeuta junguiana e arteterapeuta (desde 1983 até hoje), atendendo crianças, adolescentes e adultos, além de ser supervisora (individual e em grupo) de trabalhos clínicos e institucionais, e coordenar cursos e workshops de Psicologia Junguiana, Mitologia Criativa, Arteterapia e Mitodrama.
Sou autora e editora da coleção A Prática da Arteterapia: correlações entre temas e recursos (6 volumes) e da série: Jogos Arteterapêuticos (2 volumes).

*Essa Pós infelizmente foi plagiada por outras universidades fora de São Paulo, portanto esclareço que eu respondo apenas pelas Pós em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica com diploma dado pela UNIP entre 2012 e 2021, e as outras com esse mesmo nome tratam-se de plágios (os objetivos pedagógicos e várias disciplinas foram meramente copiadas do site da UNIP).








Nenhum comentário: