"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



02/02/2012

Curso: Tarô, Psicologia Junguiana e Arteterapia


TARÔ, PSICOLOGIA JUNGUIANA E ARTETERAPIA:
A jornada criativa da autodescoberta




Uma viagem pelas cartas do Tarô (...) é uma viagem às nossas próprias profundezas. O que quer que encontremos ao longo do caminho é (...) um aspecto do nosso mais profundo e elevado eu.” (S. Nichols)

Nesse curso teórico-vivencial iremos elucidar os principais conceitos da teoria junguiana a partir da amplificação simbólica dos símbolos presentes nos arcanos maiores do tarô, relacionando-os a arquétipos presentes na constituição psíquica do ser humano. Demonstraremos ainda, a partir da fundamentação teórica fornecida e de vivências propostas, como a Arteterapia pode contribuir com os seus recursos para o processo de individuação. Com isso, visamos promover uma compreensão ampliada da jornada heróica rumo à autorrealização e dos desafios propostos à consciência para que ela se desenvolva de forma integrada, equilibrada e saudável.

Programa:
- A Arteterapia como ponte de acesso à dimensão arquetípica
- Sincronicidade, realidade unitária e integração psique-mundo
- O processo de individuação através dos símbolos presentes no tarô
- Os 22 arcanos maiores e seus arquétipos correspondentes
- A jornada criativa rumo à totalidade psíquica

Quando: Segundas-feiras (quinzenalmente), das 19 às 21:30hs
Onde: Rua Ministro de Godói, 1267, Perdizes, SP Tel: 3862-2411
Início: 5 de março (ao todo serão 10 aulas, de março a julho)
Investimento: 872,00 (à vista, com desconto) ou 5 parcelas mensais de 194,00
Inscrições: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br (Vagas limitadas!)



Curso ministrado por:
Patrícia Pinna Bernardo (Psicóloga/Arteterapeuta)
Oneide Depret (Psicóloga/Arteterapeuta)

Patrícia Pinna Bernardo
Coordenadora da Pós-graduação em Arteterapia e da Pós-graduação em Arteterapia Aplicada: saúde, artes, educação e organizações (UNIP). Psicóloga (USP) e Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), Arterapeuta e psicoterapeuta, atuando há 28 anos com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós há 16 anos (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais.



Oneide Depret
Psicóloga (USP), Arteterapeuta (UNIP), Mestranda em Ciências da Saúde (UNIFESP). Professora Universitária em cursos de especialização em Arte-Educação e Arteterapia. Professora de Mitologia Criativa e Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais. Psicoterapeuta e arteterapeuta com foco no trabalho individual e em grupos voltados para o autoconhecimento.

2 comentários:

RENATA CODEÇO DIAS disse...

Olá! Vc teria a indicação de um curso de tarot feita por um psicólogo ou analista junguiana aqui no rio ou Niterói? Obrigada

RENATA CODEÇO DIAS disse...

Olá! Vc teria a indicação de um curso de tarot feita por um psicólogo ou analista junguiana aqui no rio ou Niterói? Obrigada