"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



28/02/2014

APERFEIÇOAMENTO EM ARTETERAPIA


ARTETERAPIA:
A ARTE A SERVIÇO DA VIDA
 Teoria, prática supervisionada e treinamento na condução de atendimentos em Oficinas de Arteterapia

Nesse grupo de aperfeiçoamento, destinado a arteterapeutas formados, pretende-se proporcionar um espécie de “residência” em Arteterapia, visando criar condições para uma atuação de qualidade, ética, criteriosa e consistente, do arteterapeuta, a serviço do bem comum na promoção da saúde coletiva e da cultura de paz, que contribua efetivamente para a disseminação da Arteterapia no âmbito coletivo, colocada assim à disposição da sociedade através de suas instituições (creches e escolas, abrigos e orfanatos, centros de convivência, empresas, hospitais e asilos). Nesses encontros, haverá tanto o aprofundamento teórico-prático dos fundamentos da Areteterapia de base junguiana e suas aplicações (sistematizado em minhas pesquisas de mestrado, doutorado e Pós-doutorado, e em 30 anos de prática, planejamento, supervisão e acompanhamento de projetos de Arteterapia em todas essas áreas), quanto a supervisão de projetos e trabalhos clínicos e institucionais que os participantes deverão realizar como prática. Será fornecido atestado que certifique esse aperfeiçoamento e prática.
Quando: Quartas-feiras, quinzenalmente, das 15:00 às 17:30 hs  
Aulas em: 19 março, 2, 16 e 30 abril, 14 e 28 maio, 11 e 25 junho, 6 e 20 agosto, 3 e 17 set, 1 e 15 out, 29 out e 12 nov, 6 dezembro:
Investimento: 260,00 por mês.
 Inscrições e maiores informações: pelo e-mail pat.pinna@uol.com.br
Curso ministrado por: 
Patrícia Pinna Bernardo
Coord. da Pós-Graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada  e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da UNIP desde 2004.  Psicóloga (USP) e Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), arterapeuta e psicoterapeuta, atuando há 30 anos com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995 (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais, e coordenadora de Workshops e cursos de Arteterapia, Mitologia Criativa e Psicologia junguiana. 
 
 
 “O que viso é produzir algo de eficaz, é produzir um estado psíquico, em que meu paciente comece a fazer experiências com seu ser, um ser em que nada mais é definitivo nem irremediavelmente petrificado; é produzir um estado de fluidez, de transformação e de vir a ser.” (C.G.Jung)

Nenhum comentário: