"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



26/04/2016

28/5 - Workshop em Porto - Portugal: Mitologia Comparada e Arteterapia

28/5, das 10 às 18hs
Workshop (vivencial-teórico)

MITOLOGIA COMPARADA E ARTETERAPIA:
a jornada arquetípica da individuação
"Esta é a primeira função da mitologia: não a mera reconciliação entre a consciência e as precondições da sua própria existência, mas a reconciliação com a gratidão, o amor, o reconhecimento da delicadeza. Pela amargura e pela dor, a experiência primordial no âmago da vida é doce, maravilhosa. Tal visão afirmativa da vida aparece sempre nesses ritos e mitos incríveis." (J. Campbell)
Os recursos arteterapêuticos, quando associados a mitos de diferentes origens, ampliam o seu alcance, e podem ser colocados a serviço do resgate dos elos que ligam o ser humano à sua ancestralidade. A amplificação simbólica de mitos, a partir do referencial da Psicologia Analítica de C. G. Jung, nos permite vislumbrar padrões universais encontrados também em nossas produções expressivas, nos conduzindo a uma visão expandida de nosso momento atual e possibilidades futuras, fornecendo mapas que podem nos levar ao encontro de “tesouros internos”. Lançando mão do “baú de histórias” da humanidade, a Arteterapia pode facilitar o intercâmbio energético da consciência com a dimensão inconsciente, onde deuses e deusas nos habitam como forças psíquicas, constituindo-se, assim, numa aliada no caminho de individuação. Um conto ou um mito, narrado ou utilizado como guia para o trabalho expressivo no momento certo com a pessoa certa, tem o poder de abrir a escuta ao chamado da alma e de suas necessidades atuais.
Quando: 28/5, das 10 às 18hs
Investimento: 50 Euros 
*Preço promocional: 41 euros para quem se inscrever até o dia 15/5
Informações e Inscrições: com Patrícia pelo email: pat.pinna@uol.com.br 
 
Coordenação:
Patrícia Pinna Bernardo
Coordenadora da Pós-Graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada  e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da UNIP. Psicóloga (USP), Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), arteterapeuta e psicoterapeuta na linha junguiana, atuando com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995 (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais. Autora das coleções: JOGOS ARTETERAPÊUTICOS - VOL 1: A Amarelinha como Árvore da Vida: a Jornada do Herói através dos contos de fadas e A PRÁTICA DA ARTETERAPIA: correlações entre temas e recursos
 
Sejam todos bem-vindos!!!

Nenhum comentário: