"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



26/04/2016

Workshop em Porto - Portugal: A Jornada do Herói: O caminho da Arteterapia no acesso a tesouros internos

24/5 
Workshop (vivencial-teórico) em Porto - Portugal

A JORNADA DO HERÓI:
O caminho da Arte-Terapia no acesso a tesouros internos

“Seu caminho, cada um o terá que descobrir por si. Descobrirá, caminhando (...) Andando, o indivíduo configura o seu caminhar. Cria formas, dentro de si e em redor de si. E assim como na arte o artista se procura nas formas da imagem criada, cada indivíduo se procura nas formas do seu fazer, nas formas do seu viver. Chegará a seu destino. Encontrando, saberá o que buscou." (Fayga Ostrower)
 
Nesse workshop, vivencial e teórico, abordaremos os passos da Jornada do Herói, presentes nos mitos e contos de fadas de diferentes origens, como um mapa para pensarmos a nossa caminhada pela existência e seus desafios. Ao longo da nossa vida, somos chamados a empreender jornadas que nos conduzem ao desenvolvimento pleno de nossos potenciais. Durante esse percurso, atravessamos crises, corremos riscos, enfrentamos o medo da desaprovação, lidamos com incertezas e aprendemos a estar abertos ao novo que nos espera com suas dádivas, prenunciando colheitas que poderão ser compartilhadas com o mundo. A criança e o artista, bem como o ser humano, ao exercer o seu potencial criador, encontram no reino do imaginário as sementes de novas possibilidades existenciais, desenvolvendo e multiplicando recursos que assim são disponibilizados para a vida, enriquecendo-a. Como instrumento para este mergulho interno a que nos propomos,integraremos um novo suporte, que servirá como fio condutor para os trabalhos criados. Trata-se de uma caixa desenvolvida a partir da instalação de Arte premiada na Bienal Internacional do Montijo (2008), intitulada ”O caminho da Verdade”, da autoria da artista Cristina Poppe. A caixa contém imagens de 85 pés em gesso pintados à mão, representando 85 diferentes sentimentos. As cartas funcionam como ferramenta de visualização interior.
 
Maiores informações pelo email: pat.pinna@uol.com.br

Coordenação:
Patrícia Pinna Bernardo
Coordenadora da Pós-Graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada  e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da Universidade Paulista (Brasil). Psicóloga, Artista Plástica, Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia, arteterapeuta e psicoterapeuta na linha junguiana, atuando com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições desde 1983. Professora universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995 (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais. Autora das coleções: JOGOS ARTETERAPÊUTICOS - VOL 1: A Amarelinha como Árvore da Vida: a Jornada do Herói através dos contos de fadas e A PRÁTICA DA ARTETERAPIA: correlações entre temas e recursos
Cristina Poppe
Nascida em Lisboa, vive e trabalha no Porto desde 1986. Desde 2000 trabalha em atelier próprio na Ribeira do Porto. Paralelamente ao seu percurso de artista plástica, do qual resultaram várias exposições e prémios, inicia em 2006 uma formação como Arte-Terapeuta através da SPAT (Sociedade Portuguesa de Arte Terapia), desenvolvendo actividades nessa área, entre elas uma intervenção com crianças do hospital IPO do Porto e outras em âmbito escolar, assim como a realização de diversos workshops para adultos e crianças.
Da simbiose da sua pintura e dos estudos em Arte Terapia nasce a caixa o “Caminho da Verdade”, como extensão da instalação premiada com o Prémio Vespeira da 1ª Bienal Internacional de Artes Plásticas do Montijo “On Europe” em 2008, que utiliza actualmente como ferramenta nos seus workshops de desenvolvimento pessoal.

Sejam todos b em-vindos!!!

 

Nenhum comentário: