"Que te devolvam a alma homem do nosso tempo. Pede isso a Deus ou às coisas que acreditas: à terra, às águas, à noite desmedida. Uiva se quiseres, ao teu próprio ventre se é ele quem comanda a tua vida, não importa... Pede à mulher, àquela que foi noiva, à que se fez amiga. Abre a tua boca, ulula, pede à chuva. Ruge como se tivesses no peito uma enorme ferida, escancara a tua boca, regouga: A ALMA. A ALMA DE VOLTA." (Hilda Hilst)



10/04/2016

Workshop de Máscaras (vivencial-teórico) em Algarve - Portugal!


22 de maio de 2016
Workshop de Máscaras (vivencial-teórico)
(Será fornecido certificado de participação)
Máscaras do self:
UMA JORNADA MITOLÓGICA
 

"Fazer uma máscara é uma incursão na zona primeva em que a identidade pessoal se encontra, e se funde, com as forças mais antigas que a constituem. É, realmente, uma busca de ‘raízes’ no sentido mais profundo, uma incursão ao campo da própria profundidade da vida” (S. Larsen)
 
Nesse workshop, vivencial e teórico, abordaremos as origens xamânicas, ancestrais e rituais, das máscaras e do teatro, passando pelos mitos gregos, enfocando a sua função reguladora na promoção do nosso crescimento interior. A partir daí, os participantes confeccionarão a sua máscara pessoal, inspirada nos arquétipos relacionados à concepção indígena do Guerreiro, do Mestre, do Visionário e do Curador, os quais veiculam forças psíquicas que, a serviço do Self, amorosamente nos amparam em nossa jornada pessoal. Depois de pronta, a elaboração do trabalho com as máscaras envolverá a caracterização do personagem e sua dramatização, seguida de um diálogo em que cada um poderá reconhecer e trazer para si as mensagens do seu inconsciente transmitidas por esse trabalho, ampliando a sua compreensão sobre a grandeza e sabedoria da alma humana, atualizada no protagonismo do seu mito pessoal.

Quando: 22/5, das 10 às 19hs
Local: Campo do Vale, Projeto Novas Descobertas - Quinta do Vale da Lama, EM 534 Vale da Lama – Algarve – Lagos - Portugal

Investimento: 50 Euros (já está incluído nesse valor o material expressivo para o trabalho com as máscaras), sendo 10 euros na inscrição e o restante no dia do workshop.
*Preço promocional: 45 euros para quem se inscrever até o dia 30 de abril.
*Será oferecido café, chá e biscoitos nos intervalos, e sopa e salada no almoço, os participantes poderão opcionalmente levar algum prato para ser compartilhado no almoço também.
Informações e Inscrições:  Bernadete Bishop Tel: 969 774 570 email: bishpop@gmail.com

Coordenação:
Bernadete Bishop
Natural do Brasil, arquiteta, Mestre em Técnicas Criativas pela Universidade de Santiago de Compostela na Espanha, com capacitação para consultoria e facilitação em workshops de planejamento estrategico e inovação. Desde 1990 vive em Portugal, onde tem embarcado em várias experiências de trabalho, além da arquitetura, foi professora de arte e drama, criadora e directora do grupo de teatro ‘INTÉ’ na escola das Naus de Lagos, tendo estado sempre envolvida em várias formas de expressão artísticas: escultura, artes plásticas, dança, teatro e marionetes, recriação histórica.
 
Patrícia Pinna Bernardo

Coordenadora da Pós-Graduação em Arteterapia, em Arteterapia Aplicada  e em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica da UNIP. Psicóloga (USP), Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), arteterapeuta e psicoterapeuta na linha junguiana, atuando com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995 (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais. Autora das coleções: JOGOS ARTETERAPÊUTICOS - VOL 1: A Amarelinha como Árvore da Vida: a Jornada do Herói através dos contos de fadas e A PRÁTICA DA ARTETERAPIA: correlações entre temas e recursos - Vol I Temas centrais em Arteterapia, Vol II Mitologia Indígena e Arteterapia: a arte de trilhar a Roda da Vida, Vol III Mitologia Africana e Arteterapia: a força dos elementos em nossa vida, Vol IV Arteterapia e Mitologia Criativa - orquestrando limiares, Vol V A Alquimia no Contos e Mitos e a Arteterapia: criatividade, transformação e individuação, Vol VI Sexualidade, Amor, o Sagrado e a Arteterapia: aproximações mitológicas entre Oriente e Ocidente.

Sejam todos bem-vindos!!!

 

Nenhum comentário: